A SMZ vem realizando desde 2002 Serviços de supervisão técnica da Implantação dos Sistemas de Telecomunicações, Eletrificação e Sinalização da Linha Sul (Trechos entre as Estações Recife e Cajueiro Seco) e da extensão da Linha Centro (Trecho Rodoviária – Camaragibe) da Expansão do Trem Metropolitano do Recife, compreendendo:

Telecomunicações
A execução de infra-estrutura e a implantação de sistemas de sonorização, cronometria e circuito fechado de TV em 13 estações.

A implantação de uma rede gigabit Ethernet com mais de 30 km de fibra óptica lançada aérea.
A modernização do sistema de radiocomunicação da Linha Centro, com transferência de local das estações repetidoras da Linha Centro, e a implantação de novas redes para cobertura da Linha Sul.

Eletrificação
A retirada de 1,4 km de rede aérea devido à modificação do traçado das vias da Linha Centro entre as estações Recife e Joana Bezerra, para permitir a implantação das vias da Linha Sul e de uma via de interface entre as Linhas Centro e Sul, com 500 m de extensão.   

A implantação de 31 km de rede aérea em 3,3 kVcc, sendo aproximadamente 1 Km utilizando pórticos para atender 4 ou 5 vias paralelas.

A implantação de um 13,5 km de circuito auxiliar de energia em 13,8 kV para alimentar 10 estações de passageiros da Linha Sul.

A implantação de duas subestações de tração e duas cabines de seccionamento e paralelismo na Linha Sul, ampliando a capacidade instalada da CBTU em 16 MW.

A ampliação de duas subestações de tração da Linha Centro implantando novas saídas de 3 kV e um circuito auxiliar de energia em 13,8kV.

Sinalização
A adequação de dois dos oito domínios de intertravamento convencional GEC da Linha Centro para interface com a nova sinalização dos trechos Rodoviária – Camaragibe e da Linha Sul, no domínio de Recife.

A substituição, com o sistema operando, do ATC de Bordo da frota de 25 trens da CBTU STU-REC.
O remanejamento de 1,4 km de sinalização GEC (via dupla) devido à modificação do traçado da via permanente entre as estações Recife e Joana Bezerra (Linha Centro).

A substituição dos sistemas de controle de tráfego e energia da Linha Centro por um sistema integrado de controle e energia das Linhas Centro e Sul (com a Linha Centro em operação), utilizando para projeção tecnologia DLP (Digital Light Processing).

A implantação 20 km de sinalização em via dupla, com o lançamento de 300.000m de cabos e a instalação de 49 máquinas de chave, 65 sinais anão a margem de via, 130 circuitos de via AF, quatro CMTs e 10 ECVs.

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